em breve video manual manut

Existem vários fabricantes de conjunto de filtro e bomba, e várias configurações possíveis de dispositivos e registros. Por isso, solicite ao lojista um manual de instruções, específico, de como manusear o equipamento de sua piscina. Abaixo, manual simplificado, utilizando nomenclatura da maioria dos fabricantes de filtro do mercado, e seguindo modelo de aspiração aberta, sugerida pela PAMPA Piscinas no manual de instalação.
Nunca ligue o motor com o registro da coadeira fechado, e nunca mude a alavanca do filtro de posição com o motor ligado.

1.1

Aspiração Normal

Montar o conjunto de cabo, mangueira e aspirador, e conectar na coadeira aspiração, seguindo o modelo de aspiração aberta, cuidando para tirar todo o ar da mangueira, abrir o registro da coadeira, colocar a alavanca do filtro na posição filtrar e ligar o motor, depois, é só aspirar.

1.2

Aspiração Pesada

Montar o conjunto de cabo, mangueira e aspirador, conectar na coadeira aspiração, cuidando para tirar todo o ar da mangueira, abrir o registro da coadeira, colocar a alavanca do filtro na posição drenar, e ligar o motor, depois, é só aspirar. Esta operação baixa o nível da água.

A menos que esteja fazendo aspiração pesada, nunca deixe a alavanca do filtro na posição drenar.

1.3

Recircular

A válvula nesta posição serve para homogeneizar os produtos químicos com a água. Abra o registro da coadeira, ligue o motor, espere 20 minutos e o produto estará misturado. Produtos químicos líquidos podem ser esguichados diretamente sobre a água, o cloro deve ser muito bem diluído em um balde com água, só então lançado sobre a água da piscina.

1.4

Filtrar

Coloque a alavanca na posição, abra o registro da coadeira, e ligue o motor. Esta operação é feita de três a quatro horas todos os dias, dependendo do dimensionamento do conjunto de filtro e bomba.

Em regiões de inverno mais rigoroso, quando as piscinas não estão sendo usadas, o tempo de filtragem pode reduzir pela metade.

1.5

Retrolavar ou Lavar

Esta operação é feita para limpar a areia do filtro que, durante a filtragem, retém as impurezas suspensas na água. Coloque a alavanca na posição, abra o registro da coadeira, ligue o motor e espere de três a quatro minutos, observando o visor de retrolavagem. Esta operação baixa o nível da água. A menos que esteja fazendo a retrolavagem, nunca deixe a alavanca do filtro na posição Retrolavar ou Lavar.

1.6

Pré-filtrar ou Enxaguar

Esta operação é feita logo após a retrolavagem, e serve para dar fino acabamento ao processo de limpeza da areia do filtro. Coloque a alavanca na posição, abra o registro e aguarde um minuto. Esta operação baixa o nível da água. A menos que esteja fazendo a pré-filtragem, nunca deixe a alavanca do filtro na posição Pré-filtrar ou Enxaguar.
A Retrolavagem e Pré-filtragem devem ser feitas duas vezes por semana para garantir maior eficiência do equipamento.

Em regiões de inverno mais rigoroso, quando a piscina tem um tempo de filtragem reduzido, as operações lavar e enxaguar podem ser feitas uma vez por semana.

1.7

Como Limpar o Pré-Filtro

Feche o registro e coloque a alavanca na posição testar ou fechar, só depois, abra a tampa e proceda com a limpeza do cesto. Antes de retirá-lo, observe como está encaixado para remontá-lo corretamente.

No Brasil existem inúmeras fábricas de produtos químicos para tratamento de piscinas. Nós elaboramos o manual como mera sugestão, baseados nas orientações da marca líder no mercado nacional. Independente da marca escolhida, é fundamental que o tratador da piscina siga as orientações descritas na embalagem do produto.

2.1

Avaliar

É fundamental para manter a qualidade da água, e garantir que os produtos tenham rendimento máximo. Para fazer a medição da alcalinidade, pH, Cloro Livre e Ácido Cianúrico, existe no mercado estojos de teste e fitas teste. Veja na tabela como é simples a verificação e, se necessária, a correção dos parâmetros. O que deve ser feita antes da aplicação de cada produto.

Nesta TABELA você identifica as condições da água e o que precisa ser feito.

Download Tabela

2.2

Purificar

É nessa etapa do tratamento que a piscina fica livre de bactérias, vírus, fungos, algas, e etc. Para desinfetar a água, a melhor recomendação é cloro. Mas cuidado, cloro em excesso é desperdício, faz mal para os banhistas (principalmente às crianças), e danifica a piscina. A marca líder de mercado recomenda 4g de cloro para cada m3 de água, dia sim, dia não.

Leia a dosagem recomendada na embalagem do produto e, utilizando nossa tabela de volumetria, determine a quantidade exata de cloro para sua piscina, em um balde com água, misture bem, e despeje aos poucos, sobre a água, recirculando. (Vide manual do equipamento). Devido à evaporação, recomenda-se que o cloro seja colocado à tardinha, dessa forma, o produto fica mais tempo desinfetando a água.

2.3

Dosadores e flutuadores

Dosadores de cloro e flutuadores são muito práticos, mas se não forem utilizados com cuidado, danificam a pintura da piscina em pouquíssimo tempo. No caso dos dosadores, leia as instruções atentamente, e proceda a regulagem de acordo com o volume de água da sua piscina. Para utilização destes equipamentos a piscina deve estar bem cheia, caso o nível da água esteja baixo, o dosador pode trancar em um degrau ou banco e causar uma mancha devido à supercloração.

Lembre-se: Cloro em excesso faz mal à saúde, ao bolso e a piscina.

2.4

Capas e coberturas

Capas e coberturas impedem que a piscina suje, facilitando muito o trabalho do limpador. Porém, fechando a piscina, os produtos químicos não evaporam, e com isso, as dosagens devem ser muito reduzidas e o controle dos parâmetros redobrados, principalmente o cloro livre.

2.5

Proteger

Após sanitizar a água, é hora de cuidar da aparência, afinal de contas, é importantíssimo ter uma piscina sempre convidativa para um refrescante mergulho. Algicidas são utilizados para prevenir a proliferação de algas. Cuidado! Em piscinas de fibra é muito importante não utilizar algicidas que possuam cobre em sua formulação. Clarificantes, em pequenas dosagens, servem para deixar piscinas limpas muito mais cristalinas. Quantidades maiores ou versões mais concentradas do produto são utilizados para recuperar águas sujas, o que abordaremos no próximo tópico.

2.6

Prevenir manchas

Para sua saúde é de extrema importância o uso de protetor solar, porém o acúmulo dessa substância, e a própria oleosidade corporal podem ocasionar manchas negras na piscina, na altura do nível da água, problema facilmente resolvido com os modernos produtos existentes no mercado. Esses produtos facilitam a eliminação dessas manchas. Aliado a isso, existem detergentes específicos para limpeza dessa área e bordas, e seu contato com a água não altera os parâmetros (pH e alcalinidade).

Nunca use esfregões ou esponjas de aço na limpeza da piscina, esses materiais deixam resíduos que enferrujam e mancham a piscina.

2.7

Produtos 2 em 1

Existem outros produtos que ajudam a aumentar o rendimento do filtro, além de combinações de mais de um produto em uma só embalagem (algicida e clarificante, por exemplo).Todos servem para manter sua piscina sempre bonita, além de diminuir o trabalho do limpador.

3.1Resolvendo
Problemas

Água verde

Para resolver esse problema, aplica-se algicida de choque. Novamente é muito importante não utilizar algicidas que possuam cobre em sua formulação. Nesses casos, o uso conjunto com clarificantes traz resultados mais rápidos e eficazes.

É necessário avaliar e corrigir os parâmetros (pH, cloro livre, alcalinidade e ácido cianúrico) antes de aplicar cada produto.

3.2Resolvendo
Problemas

Água Turva

Clarificantes, floculantes e decantadores servem para recuperar águas turvas. Basicamente aglomeram e decantam os resíduos, depois é só aspirar drenando. Dependendo de quanto tempo a piscina está sem manutenção, é possível que o processo precise ser repetido.

É necessário avaliar e corrigir os parâmetros (pH, cloro livre, alcalinidade e ácido cianúrico) antes de aplicar cada produto.

3.3Resolvendo
Problemas

Alteração na cor da água após aplicação do cloro

Piscinas abastecidas com água de poço, geralmente, podem sofrer mudanças na cor da água após aplicação do cloro. Nesses casos, é necessária a utilização de produtos para controle dos metais na água. Siga as instruções do rótulo, e lembre-se! Cada vez que a piscina for reabastecida o produto deve ser aplicado novamente.

É necessário avaliar e corrigir os parâmetros (pH, cloro livre, alcalinidade e ácido cianúrico) antes de aplicar cada produto.

3.4Resolvendo
Problemas

Piscina manchada

No caso de manchas escuras, novamente, utilize produtos para controle de metais na água, seguindo as instruções da embalagem, e repetindo esta operação sempre que a piscina for reabastecida. Caso as manchas sejam claras, ou seja, esbranquiçadas, é porque foi utilizado cloro de forma inadequada, neste caso, entre em contato com o lojista e solicite uma visita técnica.

É necessário avaliar e corrigir os parâmetros (pH, cloro livre, alcalinidade e ácido cianúrico) antes de aplicar cada produto.

3.5ATENÇÃO

Recomendações

Verifique as dosagens nos rótulos dos produtos e consultando nossa tabela de volumetria.

Jamais seque a piscina sem o acompanhamento de um técnico especializado. Se o terreno for úmido, ou tiverem ocorrido fortes chuvas há poucos dias, não será possível esvaziar a piscina sob o risco de desnivelamento ou, em casos extremos, quebra.




Esperamos o seu contato. Fale com a gente.

Entre em contato, através do correio eletrônico. É fácil e rápido, preencha o formulário a aguarde o nosso retorno.